Processo de avaliação por pares

Os artigos apresentados devem cumprir com os requisitos básicos das normas de publicação (Estilo APA), que são obrigatórias no momento de seu envio. O descumprimento destas normas ocasionará que os artigos não sejam enviados para avaliação, mas sim devolvidos aos seus autores.

 Em uma primeira instância, a Equipe editorial, conjuntamente com a Direção da revista, determinará a admissibilidade do artigo, ou seja, se este cumpre com os requisitos gerais descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES/AS da revista, podendo rejeitar o artigo sem necessidade de enviá-lo aos avaliadores externos caso se considere que este não se adapta às normas ou não se adequa aos objetivos e à linha editorial da revista.

 Os artigos recebidos serão enviados a dois avaliadores anônimos, externos à nossa Universidade, especializados na temática do trabalho, o que é conhecido como “duplo-cego”, mantendo-se em reserva tanto o autor como os avaliadores. Tais avaliadores poderão: a) aceitar o artigo como está, b) aceitá-lo sujeito a modificações ou c) rejeitá-lo. No caso de que não haja unanimidade nas avaliações acerca de aceitá-lo (tal como está ou sujeito a modificações) ou rejeitá-lo, a Equipe Editorial, considerando as avaliações, decidirá se o rejeitam ou se o enviam a um terceiro avaliador.

 Os comentários e sugestões dos avaliadores/as serão enviados ao autor/a através de um editor/a designado/a para que proceda com as correções e modificações do texto, que serão condicionantes para sua publicação. O autor/a terá o prazo de duas semanas para realizar as mudanças a partir da data de envio das avaliações (ou um prazo maior caso o editor/editora considere conveniente). Uma vez finalizado o processo de correção, o autor/a deverá enviar ao editor/a a versão final de seu artigo para a publicação, momento em que será notificado que seu artigo foi aprovado no processo de avaliação e se encontra à espera de sua publicação.

 Posteriormente ao processo de correção e modificações do texto original, a revista se reserva o direito de realizar, previamente à publicação, modificações menores do manuscrito, que de maneira alguma alterarão o conteúdo ou as ideias centrais do texto. Estas modificações se referem a aspectos de tipo formal como correções ortográficas, esclarecimentos da redação ou qualquer outro tipo de aspectos associados a critérios de estilo e/ou desenho.

O autor/a será informado sobre a aceitação ou rejeição de seu artigo em um período máximo de seis meses (incluindo a edição para publicação, no caso de sua aceitação), a contar da data de recepção deste.