1. Ética e detecção de plágio

Revista Cultura y Religión está comprometida com os mais altos níveis de qualidade científica e ética em pesquisa e integridade científica. Estes níveis se aplicam à equipe editorial, comitê científico, autores, avaliadores, equipe de produção editorial e, tanto quanto possível, aos leitores.

 

2. Política frente ao plágio

Todos os artigos recebidos pela Revista Cultura y Religión são submetidos a um software antiplágio.

No caso de ser detectada a prática de plágio em um artigo, se procederá da seguinte forma:

  • Caso seja detectada antes da publicação do artigo,a equipe editorial analisará o caso de acordo com os alinhamentos do COPE (Committee on Publication Ethics). Una vez analisado, serão tomadas as ações correspondentes seguindo os alinhamentos sugeridos pelo COPE.
  • Caso seja detectada depois da publicação do artigona página web da revista, se retirará o artigo e se publicará uma comunicação oficial informando sobre esta situação. Todas estas ações não excluem outras medidas pertinentes ao caso de acordo com os alinhamentos correspondentes do COPE.

Entendemos o plágio conforme a definição da COPE: “Quando alguém apresenta o trabalho de outros (dados, palavras ou teorias) como se fosse próprio e sem o reconhecimento adequado”, incluindo o autoplágio (self-plagiarism ou duplicate publication).

A Revista Cultura y Religión segue as diretrizes da COPE sobre os padrões de publicações científicas e se orienta por elas; entretanto, NÃO é membro da COPE. O detalhamento destes padrões pode ser consultado em https://publicationethics.org/.

 

3. Acesso e Custos de Publicação

Revista Cultura y Religión tem compromisso com o acesso aberto, com as boas práticas éticas relacionadas com a pesquisa, a autoria e a edição científica, razões pelas quais promove o cumprimento das seguintes declarações nas diversas etapas envolvidas no processo de publicação:

  • Acesso Aberto: a Revista Cultura y Religión segue as declarações de acesso aberto de BudapesteBethesda e Berlim.
  • Integridade da Pesquisa: a Revista Cultura y Religión segue a Declaração de Singapura sobre a Integridade em Pesquisa.
  • Ética da publicação e edição: a Revista Cultura y Religión segue os princípios e práticas definidos pelo Comitê de Ética da Publicação (COPE).
  • Políticas de autoria: a Revista Cultura y Religión segue os princípios de autoria estabelecidos pela Contributor Roles Taxonomy (CRediT).
  • Revista Cultura y Religión segue o decálogo de boas práticas para a avaliação por pares da Association of American University Press.

Em conformidade com as políticas de acesso aberto, a Revista Cultura y Religión facilita o livre acesso a todos os artigos publicados e promove o compartilhamento e difusão dos textos, sem custo para os leitores. Não considera custos para os autores associados à publicação de manuscritos.

4. Patrocínio e Financiamento:

A revista é editada e mantida pelo Instituto de Estudios Internacionales da Universidad Arturo Prat do Estado do Chile.

5. Políticas éticas e de integridade científica

A equipe editorial da Revista Cultura y Religión se compromete com o cumprimento dos mais altos padrões éticos, boas práticas de edição e de autoria de acordo com os princípios da COPE: Ética da publicação e violações à ética, à Declaração de Singapura sobre a Integridade em Pesquisa, e à Contributor Roles Taxonomy (CRediT https://credit.niso.org/), o que se expressa nos seguintes critérios:

a) Políticas de autoria e contribuição: São considerados/as autores/as aqueles que tenham realizado uma contribuição significativa ao processo de pesquisa, redação, apresentação e ajuste do manuscrito, conforme os critérios da Contributor Roles Taxonomy (CRediT). Solicita-se aos autores que na carta de envio possam indicar a contribuição ou o papel de cada autor no manuscrito (formato carta).

Os autores se apresentam na ordem previamente estabelecida por eles, devendo indicar os seguintes dados:

  • Pseudônimo.
  • Correio eletrônico.
  • Graus acadêmicos.
  • Afiliação institucional.
  • Código ORCID.

Entende-se que o autor que envia o manuscrito ou o carrega na plataforma da revista assume a tarefa de autor de correspondência, tendo a responsabilidade de contato ao longo de todo o processo editorial.

b) Políticas sobre plágio: Os artigos apresentados à Revista Cultura y Religión devem ser originais e inéditos e contar com o consentimento de todos os autores. Por isso, solicita-se que os autores utilizem o formato de carta de envio por meio da qual se comprometem com estes critérios. A revista não publicará artigos que tenham sido previamente publicados em outro idioma.

A fragmentação de trabalhos grandes pode provocar confusão entre os leitores, portanto se solicita aos autores que, no caso de que seu trabalho faça menção a publicações prévias, se inclua a respectiva citação, já que poderia ser detectada como plágio ou não cumprir os critérios de originalidade estabelecidos. Igualmente, o autor deverá estar à disposição de solicitações do corpo editorial e dos pares avaliadores sobre os trabalhos previamente publicados sobre o tema.

Todos os artigos recebidos seguirão um estrito processo de revisão por pares e serão submetidos a um software de detecção de plágio. No caso que o artigo não cumpra com os critérios de originalidade especificados, será declarada inadmissível sua publicação. Caso o artigo já tenha sido publicado na revista, será retirado do volume em que se encontre.

Revista Cultura y Religión se compromete com a comunidade a gerar as retratações e erratas que sejam necessárias para garantir a transparência da revista e o devido processo ante qualquer caso detectado ou denunciado.

Os autores são responsáveis pelo material incluído em seu trabalho, como tabelas, gráficos, fotos, figuras e demais conteúdo necessário para o desenvolvimento da publicação; além disso, declaram que estes não infringem os direitos autorais.

c) Gestão de queixas e apelações: O procedimento de queixa ou apelação tem início com a comunicação com o editor da revista, por meio do correio institucional revistaculturayreligion@gmail.com. O editor, por sua vez, confirma mediante correio eletrônico a recepção da comunicação e avalia os méritos da queixa ou apelação informando à Equipe Editorial, que tem um prazo de duas semanas para emitir um pronunciamento a este respeito.

A Equipe Editorial pode responder encerrando a queixa ou apelação ou iniciando uma pesquisa, que será comunicada às partes mediante uma ata.

No caso de que se inicie uma pesquisa, se procederá a solicitar mais antecedentes e/ou justificativas às partes, a partir dos quais se tomará uma decisão: rejeição da denúncia, antecedentes insuficientes ou confirmação da denúncia. Em todos os casos, a decisão será comunicada mediante uma ata da Equipe Editorial.

Quando a informação implicar a confirmação de queixa ou denúncia, a comunicação será compartilhada com as partes, bem como com a instituição de afiliação do denunciado.

Se a situação de queixa ou apelação o justificar, se procederá a realizar uma errata ou correção da publicação correspondente em um documento de retração no número seguinte.

d) Políticas sobre conflitos de interesse: Revista Cultura y Religión estabelece critérios estritos para evitar que se apresentem conflitos de interesse durante o processo de revisão de artigos.

Fica estabelecido que os autores devem entregar uma versão anonimizada do manuscrito, tanto no texto e conteúdo deste, como nas propriedades do arquivo Word, de tal forma que não permita identificar autores, instituições, pessoas nem fontes de financiamento.

Fica estabelecido, ainda, que os pares avaliadores devem ser pessoas com experiência em pesquisa e que possuam publicações de caráter científico.

O processo de revisão da Revista Cultura y Religión é de duplo-cego, o que permite a objetividade no processo, já que nem autores/as nem avaliadores/as conhecerão suas respectivas identidades.

Revista Cultura y Religión procura que a comunicação anonimizada entre autores/as e revisores/as cumpra com os devidos critérios acadêmicos em relação aos comentários e avaliações sobre os manuscritos. Os critérios para estabelecer os resultados da avaliação de um manuscrito serão estabelecidos na seção de processo de revisão por pares.

e) Políticas sobre intercâmbio de dados e reprodutibilidade: Revista Cultura y Religión recomenda aos autores que facilitem o intercâmbio e a reprodutibilidade dos dados, contanto que isto não implique descumprir acordos prévios de confidencialidade e resguardo da identidade de sujeitos de pesquisa. Em qualquer caso, deve-se considerar que os dados utilizados podem ser solicitados por editores ou avaliadores como parte do processo de revisão.

Os autores podem associar a um artigo o conjunto de dados correspondente mediante uma referência cruzada entre eles. Recomenda-se que essa referência cruzada seja nas duas direções: do conjunto de dados ao artigo, assim como do artigo ao conjunto de dados. Os autores podem depositar o conjunto de dados na plataforma de sua preferência. A revista recomenda o uso de Mendeley Data.

f) Políticas de supervisão ética: A Equipe Editorial da Revista Cultura y Religión solicitará informação aos autores com relação aos padrões éticos da pesquisa, que deverão seguir os princípios da Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa.

Quando for o caso, os autores deverão indicar os procedimentos éticos desenvolvidos em sua pesquisa e, por solicitação dos editores ou avaliadores, deverão entregar a informação pertinente com respeito aos resguardos éticos desenvolvidos, especialmente em todas as questões que impliquem consentimento ou concordância, ou com respeito à autorização de uso de bases de dados.

O uso de fotografias em que apareçam pessoas deve contar com os devidos consentimentos e não deve causar nenhum dano ou desprestígio às pessoas que aparecem na imagem.

g) Política de propriedade intelectual: Todos os manuscritos publicados na Revista Cultura y Religión são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da revista.

É responsabilidade dos autores garantir que a obra é inédita e original.

Revista Cultura y Religión é publicada sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Desta forma são resguardados os direitos dos autores, que cedem à Revista Cultura y Religión os direitos patrimoniais para sua publicação.

h) Políticas e opções para discussões e correções: a Revista Cultura y Religión promove a geração de discussões e debates em torno aos manuscritos publicados, de modo que, quando a Equipe Editorial estimar conveniente, serão publicadas respostas ou cartas ao Editor, que devem ser encaminhadas ao endereço: revistaculturayreligion@gmail.com

Correções posteriores à publicação ou solicitações de retirada de artigos devem ser dirigidas à Equipe Editorial através do correio eletrônico previamente indicado, o que será avaliado nos termos estabelecidos na letra c) de esta pauta.

i) Política de privacidade e uso de informação: Os nomes e endereços de correio introduzidos nesta revista serão usados exclusivamente para os fins do processo editorial, incluindo avisos de novas publicações ou convocatórias, e não estarão disponíveis para nenhum outro propósito, pessoa ou organização. A Revista Cultura y Religión não permite publicidade ou marketing na página web da revista.